sábado, 7 de janeiro de 2012

A todo o vapor

Acho que ando a ver demasiados programas de culinária.

Às vezes sonho que estou a cozinhar no Masterchef e se adormeço a ver os Pesadelos de Ramsey sonho com aquilo a noite toda :)

A inspiração de hoje veio do Chef Gordon Ramsey. Ainda sem saber o que fazer para o jantar comprei uma série de carnes para abastecer o congelador. Cheguei a casa e comecei a pensar o que fazer... às vezes não é fácil porque a receita tem de agradar também à pequena e se há coisa que raramente faço é cozinhar outra coisa para ela.

Para variar decidi-me pelo peru. Frango e peru é das carnes que mais vezes opto por cozinhar em casa por serem magras. Primeiro pensei em bifes recheados com ovo cozido e fritos na actifry, mas apesar da pouca quantidade de azeite que leva continua a ser frito. A vapor, vamos cozinhar a vapor.

Estendi os bifes um a um em cima de película aderente. Temperei com sal e pimenta e recheei com:

- mostarda e queijo
- farinheira (refogado de farinheira e cebola)
- queijo (para a mais pequena)

A inspiração teve mesmo a ver com a forma de enrolar os bifes.
O Ramsey fez qualquer coisa do género no programa de Natal.
Acho que foi com o bife wellington.

Depois enrolei os bifes e só depois de enrolados envolvi na película aderente. Uns ficaram para o jantar e outros congelei para refeições futuras (e rápidas!).

Cozinhei-os a vapor na varoma ao mesmo tempo que fiz arroz e dei uma cozedura nuns legumes* que depois salteei rapidamente com molho de soja.

Já não houve foto do prato final, foi mesmo empratar e comer que a fome era muita!

*comprei uns legumes congelados do Pingo Doce para experimentar. Couves de bruxelas, bróculos e uma mistura chinesa. Gostei da qualidade e do preço e acho que são uma excelente alternativa aos frescos que muitas vezes acabam por se estragar... a repetir.

3 comentários:

  1. Nhaniii deve ser delicioso...
    Vou tirar os apontamentos para fazer em casa...

    Bjstos

    ResponderEliminar
  2. Bom Ano!! Também sou fã do "Masterchef" e dos "os Pesadelos de Ramsey". Tenho de experimentar esses bifes. Há muito que consumo legumes congelados do Pingo Doce. Tento consumir fresco, mas por vezes chego tarde do trabalho com pouca inspiração, ou os legumes frescos acabaram...recorro aos congelados. Tenho sempre brócolos, espinafres,macedónia, ervilhas,cebola picada, alho picado, salsa e coentros congelados. São opções na ausência de frescos.
    :)***

    ResponderEliminar
  3. Delícia!!!!! Qq dia temos blog culinário! :D
    Beijocas *.*

    ResponderEliminar