quinta-feira, 26 de abril de 2012

SNS

Ou aquele serviço em que ou temos a sorte do nosso lado ou estamos abandonados à sorte que nos calhar.

As minhas experiências (curtas e esporádicas felizmente) têm sido positivas mas sei perfeitamente que milhares de pessoas não tiveram a mesma sorte.

Recentemente o director do hospital distrital surgia numa reportagem a denunciar a falta de profissionais em várias áreas, mas principalmente em Ortopedia e em GO. Ora grávida de 8 meses fiquei com a pulga atrás da orelha mas a verdade é que tenho recorrido ao serviço de urgência e tenho sido muito bem atendida.

Hoje precisávamos que o serviço de ortopedia funcionasse de outra forma. A minha avózita deu uma queda e está internada com uma perna partida. Depois de analisado o caso os médicos propuseram a cirurgia... bom, bom, bom era que a mesma já se tivesse realizado, mas não... não há equipas disponíveis, havendo equipas não há blocos livres e não havendo orçamento para pagar horas extras, não se trabalha durante o fim de semana. 

E é um sentimento de impotência que não se explica...

5 comentários:

  1. Também não tenho razões de queixa nem do HBA ou do Centro de Saúde da minha área. Aliás, considero-me uma sortuda... mas recordo-me que quando o meu filho nasceu dizia-se que andavam médicos e enfermeiros de GO a ir e vir do HBA para o de Faro para colmatar as faltas existentes e para garantir os serviços... não sei se é verdade ou não, mas ouvi isso a mais do que uma pessoa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está... parece que temos boas experiências mas porque temos sorte com o que nos calhou... e isso não deixa de ser assustador não é?

      Eliminar
  2. Já estive quase 12 horas à espera que atendessem a minha avó depois de ter tido um AVC, numa sala CHEIA de gente, a vê-la piorar e ninguém se preocupar.
    Quando a questões médicas Portugal tem evoluido nas "descobertas médicas" mas é dos piores da Europa no que se trata de hospitais e urgências. Há coisas que não percebo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles (profissionais de saúde) estão tão habituados a cenários de crise que desvalorizam... se fosse da familia deles não estaria tanto tempo à espera de certeza.

      Mas olha que o atendimento noutros países mais 'evoluídos' nem sempre é mt melhor que o nosso... acho que a saúde está em crise por esse mundo fora...

      :(

      Eliminar