quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Robalo no forno com batatas e maçã assada

Quando queremos comer peixe mas queremos algo mais... apurado.


Coloquei num tabuleiro com uma cama de cebola, temperei com sal, alho, nozes de manteiga e bastante azeite. Ralei uma maçã e coloquei dentro da barriga do peixe e por cima. Foi ao forno uns 20 minutos. Entretanto preparei as batatas e dei-lhes uma cozedura. Tirei o peixe, acrescentei as batatas no tabuleiro, uns cogumelos frescos que lá tinha e envolvi bem no azeite. Reguei também o peixe com o molho para não ficar seco e voltou ao forno mais 30 minutos. Cortei as maçãs em quartos e juntei no tabuleiro voltando a envolver tudo. Voltou ao forno mais 25 minutos.

O tempo de assadura depende do tamanho do peixe, usei dois robalos grandinhos e por isso precisou deste tempo, mas convém ir controlando.

A acidez da maçã (usei reineta) liga muito bem com este tipo de peixe. Se juntarem batata doce também fica muito bom (e tive preguiça de as descascar :D).

Experimentem...

4 comentários:

  1. Ai se ia!.... pela goela abaixo um robalinho!
    se há peixes que adoro é ele: o robalo
    kis .=)

    ResponderEliminar
  2. chlép, chlép

    vamos sempre ao sábado comprar peixe ao mercado e durante a semana jantamos dia sim, dia não. pela rapidez de execução, geralmente optamos por grelhados - adoramos!

    ResponderEliminar
  3. A que horas é o jantar?!?! hehehe
    Achei a receita deliciosa!
    Beijocas *.*

    ResponderEliminar
  4. Experimenta Guiga, porque é muito bom mesmo!

    Artzinha, não temos esse hábito, mas vou implementar por aqui... numa região com peixinho tão bom (como na tua!) temos de aproveitar!

    AvoGi, este já foi :) Estava tão fresquinho...

    Hoje vamos na carne... também fiz qualquer coisa diferente mas agora estamos a tentar colocar um toque de 'saudável com sabor' em tudo.

    ResponderEliminar