terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ser mãe... ou não.

Ontem o tema de discussão num dos programas da tarde eram as mulheres que não queriam ser mães.

Continua a ser um tema polémico, principalmente pela forma como as pessoas encaram esta opção de vida. Há uns meses numa reportagem via uma mulher assumir que mentia quando lhe perguntavam o porquê de não ter filhos. Dizia ela que não podia porque desta forma se acabavam as perguntas, enquanto que se dissesse a verdade, que não tinha porque não queria, a discussão não terminaria tão cedo.

Cada pessoa faz as suas opções e não me faz confusão que as pessoas se queiram dedicar a outras vertentes da sua vida, às vezes menos compatíveis com a maternidade. Ou porque pura e simplesmente não se vêem como mães e com a responsabilidade de criar, educar e fazer feliz um ser totalmente depende delas.

No entanto no programa de ontem houve uma afirmação que me deixou de boca aberta. A história daquela senhora que não queria ter filhos, passava por uma adolescência com um irmão mais novo (16 anos), cujo nascimento lhe cortou muito a liberdade que desejava naquela fase da sua vida. Por ter esta experiência, a senhora disse qualquer coisa do género:

"Eu tive muita sorte! Tive esta experiência do que é ser mãe e pude decidir que isto não é o que queria para mim. Quantas mães que se calhar têm os filhos porque é natural tê-los desejam voltar atrás, porque não gostam dos filhos que têm, dos filhos que lhes calharam e já não podem, não há nada a fazer!"

Sinceramente fiquei chocada com esta afirmação. Parece que deviamos poder ir escolher os nossos filhos a uma prateleira do supermercado e que se não houvesse o modelo que queríamos devíamos rejeitar os outros.

Esta senhora não sabe que o amor de mãe é incondicional...

4 comentários:

  1. MAs pelo que disse, veio mesmo demonstrar que não deve ser mãe. Não merece essa benção. É por esse tipo de pensamento, que as instituições estão cheias de crianças abandonadas, mal-amadas... Há coisas que me revoltam!
    *.*

    ResponderEliminar
  2. Eu sou daquelas que não julga as opções de mulheres que não querem ter filhos. Aliás, até acho bem que tomem essa opção e a sigam, porque se acaso viessem a ser mães a probabilidade de os seus filhos não serem muito felizes seria maior, no meu entendimento...
    Mas as pessoas que usam este argumento que tu aqui relatas para mim só revelam uma coisa: são dum egoísmo a toda a prova!
    E não acredito que mãe nenhuma, em pleno, queira alguma vez voltar atrás ou devolver o filho, como quem devolve um electrodoméstico com defeito!

    ResponderEliminar
  3. A mim nao me faz nada confusao que certas mulheres e homens nao se dediquem a maternidade.
    E sinceramente existe muitas que nem o deviam ser....

    Efim, nos temos de tudo!

    Baci*

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    É opção de vida e escolhas, com esse tipo de afirmação inda bem que nunca teve.
    Conheço alguns casos que optaram por nao ter filhos por diversas razões.
    Bjstos

    ResponderEliminar