quinta-feira, 3 de maio de 2012

Liberdade de expressão

Das coisas mais importantes que ganhámos com o 25 de Abril. Eu que nasci depois, já em liberdade, ouvi muitas histórias, principalmente da minha avó, sobre a censura, a repressão, o medo de poder dizer o que pensamos. 

Com esta liberdade deve vir a necessária maturidade para aceitar as ideias de cada um, ainda que contrárias às nossas. 

Esta maturidade não é fácil de atingir e acredito que possamos consegui-la facilmente em alguns assuntos, mas noutros, mais polémicos e profundos, tenha que haver um grande processo de reflexão e inclusivé crescimento para chegar lá.

Dito isto, e porque ainda tenho muito que crescer em termos de maturidade, não consigo deixar de comentar algo que ouvi hoje de manhã no Forum da TSF.

Uma senhora ao expressar a sua opinião referiu que a imprensa foi largamente responsável pela despenalização do aborto. Mais, tendo em conta o problema do crescimento exponencial da população mundial e o seu envelhecimento, esta estratégia (de favorecer os abortos) vem na mesma linha de impor às pessoas que aceitem os comportamentos homossexuais, quer queiram quer não, quando na realidade esses comportamentos são fruto de problemas psicológicos que seria reversíveis caso a sua origem fosse tratada. 

Confesso que me tentei focar na liberdade de expressão, pensar que cada cabeça sua sentença e tentar perceber se havia alguma coisa que eu pudesse aprender com aquela intervenção. Pelo menos fiquei a pensar nisto, mas confesso que acho incrível as pessoas pensarem que a homossexualidade é uma doença e é dificil aceitar que alguém pense isso... 

Mas vou fazer um esforço, prometo que vou fazer um esforço...

1 comentário:

  1. Realmente, a liberdade de expressão veio para o bem e para o mal. Há opiniões que nos deixam estupefactos/as. Como é que no século em que vivemos ainda há pessoas que dizem barbaridades destas? Há coisas que não entendo. Que aceitem ou não, OK, que não entendam, OK, agora não falem de assuntos que não percebem.
    Sabes que receio estas coisas porque, infelizmente, tanto damos passos em frente, como recuamos de repente! É assustador!
    Tenho amigos homossexuais e são pessoas espectaculares, amigos, lindos por dentro e por fora, com grandes valores e felizes, pessoalmente e profissionalmente.
    Espero conseguir educar o meu filho de mentalidade aberta!
    Beijos *.*

    ResponderEliminar