segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Soluções

Fartinha de arranjar desculpas para não fazer o que devo e o pior de tudo sentir-me sem energia nenhuma para os meus pequenos. Se os primeiros dias do ano forem o tal prenúncio para o que aí vem o resto de 2014 dou por mim a pensar: #"$%#"*& (mega asneirada) estou bem lixada!

Farta de procrastinar resolvi ainda em 2013 agir com mais determinação e senti-me muito bem com isso. Neste momento o desafio está em arranjar as soluções para as coisas que estão menos bem na minha vida.

Estou numa de se não os consegues vencer junta-te a eles. E com base nessa afirmação dei por mim a pensar que vou mudar a cama de grades do pequeno para o nosso quarto. Ele não gosta de dormir na cama dele. Eu não o condeno porque eu também nunca gostei muito de dormir sozinha quando era pequena. E ele é muito pequeno ainda. Dorme o primeiro soninho na cama dele e depois vem para a nossa. E eu depois durmo mal porque ele dá com a cabeça na cabeceira e pode cair e mais não sei quê... e isto já dura há muito tempo... e eu até acho que se dormir melhor vou conseguir estar mais focada ao resto o que me leva ao ponto seguinte.

Cansada = Menos paciência = Mais birras (minhas e deles) = Mais gritos = Mais lágrimas (minhas e deles)

Confessei ao marido que sinto um aperto no peito cada vez que um dos pequenos começa a chorar ou a resmungar. Nem precisam de fazer muita coisa para eu ficar logo em stress. Acho que a paciência está pelas ruas da amargura mas sei que eles não têm culpa e cabe-me a mim resolver.

Depois de um dia 1 para esquecer (e um 2 e 3 assim assim) agarrei-me ao livro Como Falar... A prática da forma como comunicamos com os nossos filhos e como os ouvimos é fundamental. Quebrar padrões do nosso comportamento, da própria forma como fomos educados e educamos requer empenho. Não estou a dizer que antes do livro era má mãe e que agora vou ser maravilhosa. Estou a dizer que noto diferenças na minha forma de responder e principalmente na reacção da pequena. E sei que quanto mais presente estiver naquele momento mais fácil será encontrar a solução para cada momento. E para isso tenho de tratar primeiro de mim...

Quero poder escrever um post sobre como as coisas mudaram de bom para muito melhor. Quero ser um foco que emane coisas positivas e que essas coisas se reflitam em todos à minha volta e me encham novamente de energia.


Vou fazer acontecer.

PS Gostava de contar com as vossas experiências, com as vossas dicas, sugestões, pequenos nada do dia a dia que funcionam convosco e que vos ajudam a combater rotinas e cansaço.

4 comentários:

  1. Entendo-te muito bem, Paulinha.
    Quando estou com o descanso em dia, quando a vida me corre melhor, sem pessoas a stressarem, sou uma mãe completamente diferente. E é como dizes, não somos melhores mães ou piores, apenas sabemos o que precisamos mudar e fazemos por isso.
    Força! beijnhos
    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu preciso mesmo de 'por a minha máscara de oxigénio primeiro'... Beijinhos xxx

      Eliminar
  2. Olá Paula,

    Existe um blog que não sei se conheces que é capaz de ser um muitos em um para ti: Mum's the boss. Ela dá dicas muito interessantes, acho eu.

    Pelo menos fica adica. Se já conheces, reavivo a memória par a ferramenta que é aquele blogue.

    Bjs e menos stress

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice, obrigada! Eu conheço o blog e até estive num workshop com a Magda em Setembro. Dá uma ajuda imensa pelo menos para saber onde procurar informação (como o livro que estou a ler, foi ela que recomendou) e obter incentivo para fazer cada dia melhor... isto vai lá... ;) Beijinhos xx

      Eliminar